Universidade aplicou 90 questões nesta sexta-feira (15). Professores de cursinho resolvem questões, com comentários, para o g1. Unip é local de prova da Unesp nesta quinta (15) em Araraquara
Leonardo Marco/g1
A pedido do g1, o cursinho Oficina do Estudante, em Campinas (SP), vão fazer uma correção comentada das 90 questões da 1ª fase do vestibular 2025 da Unesp.
A prova teve duração de 5 horas e foi aplicada na tarde desta sexta (15), feriado de Proclamação da República.
FERIADO DE PROVA: Veja como foi o dia de prova da 1ª fase da Unesp
DICAS: como lidar com a frustração de não ter ido bem nas provas?
Candidatos responderam a questões de linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O gabarito oficial já foi publicado pela Vunesp, organizadora do vestibular da Unesp (veja abaixo).
Gabarito primeira fase Unesp 2025 – prova 1
Divulgação
O gabarito é referente a prova versão 1 – clique aqui para acessar a prova
A lista numérica abaixo tem os links diretos para as questões correspondentes com os comentários dos professores, basta clicar na letra em vermelho.
Correção comentada da prova versão 1
01 – B
02 – B
03 – C
04 – A
05 – B
06 – A
07 – D
08 – E
09 – C
10 – C
11 – B
12 – E
13 – D
14 – A
15 – C
16 – A
17 – B
18 – D
19 – E
20 – E
21 – A
22 – C
23 – D
24 – B
25 – A
26 – E
27 – E
28 – B
29 – A
30 – C
31 – D
32 – C
33 – E
34 – B
35 – A
36 – B
37 – E
38 – E
39 – D
40 – A
41 – C
42 – B
43 – E
44 – C
45 – D
46 – A
47 – B
48 – C
49 – E
50 – C
51 – D
52 – A
53 – A
54 – C
55 – E
56 – B
57 – B
58 – D
59 – A
60 – E
61 – A
62 – C
63 – B
64 – B
65 – E
66 – D
67 – A
68 – C
69 – B
70 – C
71 – E
72 – D
73 – E
74 – B
75 – C
76 – A
77 – E
78 – A
79 – D
80 – B
81 – E
82 – C
83 – D
84 – B
85 – A
86 – E
87 – D
88 – B
89 – C
90 – A
Como foi a prova na opinião dos professores
História – “A prova apresentou um nível considerado mediano. Destaca-se a inclusão de três questões voltadas para a História da África. O exame abordou temas amplos e relevantes, como imigração, a independência do Brasil e o golpe militar de 1964, exigindo dos candidatos não apenas habilidades de leitura e interpretação, mas também um sólido embasamento teórico”, avaliou o professor Felipe Mello.
Geografia – “A prova da Unesp apresentou uma dificuldade média, seguindo o padrão típico da universidade, sem grandes surpresas. Ao mesmo tempo, foi uma prova bastante atualizada, incorporando, por exemplo, o mapa do IBGE sobre o G20, algo muito aguardado nos vestibulares estaduais e que apareceu na questão 54. Houve uma boa distribuição temática, abrangendo geografia do Brasil, geografia geral e atualidades, com destaque para assuntos relevantes como desigualdade, gentrificação e saneamento básico. A prova também incluiu tópicos de geografia física, como relevo, formação geomorfológica, climatologia e pedologia (a ciência dos solos). Além disso, merece destaque a forte presença de questões ambientais”, afirmou o professor Sebastian A. Fuentes.
Artes – “A prova trouxe temas já esperados nas questões de arte, com foco na arte moderna e contemporânea, uma abordagem frequentemente explorada nos vestibulares. Exigiu-se do aluno um letramento visual para análise de imagens, além de interpretar um texto-base e aplicar o conteúdo às obras apresentadas em cada alternativa. Também foi cobrado um entendimento mais aprofundado da teoria da arte, especialmente no que diz respeito à transição das artes modernas para as práticas contemporâneas, momento que rompe com a visão tradicional da arte como mera técnica elaborada”, disse o professor Michael Silva.
Química – “A prova foi bem equilibrada, cobrando assuntos já esperados como equilíbrio químico, soluções e termoquímica. Foram três questões envolvendo cálculos, sendo a de termoquímica mais trabalhosa. A questão de química orgânica foi interdisciplinar com biologia, em que era pedido a fórmula molecular e função orgânica da adrenalina, além da glândula que produz esse hormônio. A questão de equilíbrio químico junto com a de termoquímica foram as mais exigentes, pois na primeira o aluno precisava identificar o deslocamento de equilíbrio e relacionar com o pH e a substância adicionada, enquanto a segunda envolvia um cálculo mais trabalhoso. Nessa prova, os assuntos que eram esperados e que não apareceram foi oxirredução, eletroquímica e reações orgânicas”, considerou a professora Tathi Guizelline.
Física – “A prova abordou questões clássicas da Física, cobrando assuntos de mecânica, termologia, óptica, ondulatória e eletricidade. Como sempre uma prova que seleciona o bom candidato, sem abusar no nível de cobrança. Duas questões chamaram a atenção dos professores de Física: a questão 77, que discute o lançamento oblíquo, pois exigiu um pouco mais de trabalho matemático, e a questão 79, que exigiu do candidato a capacidade de relacionar hidrostática com gases ideais. Resumindo, uma prova que merece elogios”, avaliou o professor Roberto de Alessandri.
Biologia – “As questões de biologia apresentaram um nível de dificuldade média. Não trouxe questões da genética clássica, temas da atualidade ou evolução, tradicionalmente presente, mas considerando o número de questões referentes à biologia, pode ser bem abrangente para os diversos tópicos da disciplina”, afirmou o professor Fábio Vilar de Menezes.
Matemática – “Entre os assuntos abordados no vestibular deste ano, vimos funções, geometria plana, espacial e analítica, combinatória e função modular, que foi a surpresa da prova. Destaque para algumas questões fora do padrão, como a de combinatória utilizando o princípio da casa dos pombos, geometria espacial envolvendo sólidos de revolução e a de função modular. De forma geral, a prova foi muito bem feita, com uma escolha criteriosa dos temas, enunciados curtos e diretos, e três questões contextualizadas”, disse o professor Rodrigo do Carmo.
Humanidades – “A prova de Humanidades apresentou um nível de dificuldade de médio para alto. Houve cinco questões relacionadas à Filosofia, que exigiam o conhecimento de conceitos específicos, e uma questão de Artes, totalizando seis questões, como de costume. A maior parte das perguntas focou em Filosofia, com um nível de exigência um pouco acima da média”, avaliou o professor de filosofia e sociologia Silvio Sawaya.
Vestibular Unesp
A Unesp oferece 6.596 vagas em cursos de 24 cidades de todas as regiões do Estado de São Paulo.
A avaliação teve 90 questões de múltipla escolha resolvidas pelos candidatos no período de até cinco horas.
Não havia número específico de questões por disciplina, mas as perguntas foram elaboradas com temas nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias, algumas delas interdisciplinares.
Próximas etapas 🗓️
2/12 – divulgação do resultado da primeira fase e da consulta de locais de prova da segunda fase
8/12 – 1º dia da 2ª fase
9/12 – 2º dia da 2ª fase – (tem redação!)
31/01/2025 – divulgação do resultado final
*Reportagem em atualização
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
g1 > Educação

https://g1.globo.com/rss/g1/educacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *